Ranking das escolas nos Açores regista ligeiras melhorias

Os dados divulgados pela comunicação social relativos aos exames efetuados pelos alunos dos Açores que frequentaram a escola durante o ano letivo de 2016/2017 registam ligeiras melhorias em relação ao ano letivo anterior, designadamente no Ensino Básico, revela o executivo regional através do Gabiente de Apoio à Comunicação Social (Gacs).

Neste nível de ensino, três escolas obtiveram agora média positiva, nomeadamente o Colégio do Castanheiro, a Escola Básica e Secundária das Flores e a Escola Secundária Antero de Quental, nesta média geral que engloba as provas de Português e Matemática, contra apenas duas em 2016.

Verifica-se ainda que 16 escolas dos Açores estão acima do Valor Esperado (2,63/2,64), contra 11 em 2016, e que, das 25 escolas da Região integradas no ranking, 14 subiram de posição a nível nacional em igual período, o que significa que mais de metade do total das escolas melhoraram a sua prestação, bem como subiram também a média.

Por outro lado, 25 escolas dos Açores com 3.º Ciclo, e as que não figuram no ranking por terem realizado menos de 50 provas, melhoraram a média em relação a 2016.

Ao nível do Secundário, concluiu-se que, em termos globais, não se verificaram alterações significativas comparativamente ao ano letivo anterior, no entanto, em relação ao Valor Esperado nos Açores – média esperada tendo em conta os contextos semelhantes e a proporção de exames de cada disciplina – registou-se uma ligeira melhoria, tendo passado de sete para 10 as escolas com média superior ao Valor Esperado.

DL/Gacs

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*