Governo Regional aprova pagamento de 122 mil euros no âmbito do SAFIAGRI III

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas aprovou o pagamento de 69 candidaturas ao SAFIAGRI III, referentes à primeira fase, que representam um montante de apoio público de 122 mil euros, segundo uma portaria já publicada em Jornal Oficial.

Estas 69 candidaturas correspondem a um investimento nas explorações por parte dos agricultores de 9,3 milhões de euros, obtidos através de empréstimo bancário.

O SAFIAGRI III, criado em março de 2016, é um apoio destinado a compensar os agricultores, através da comparticipação de 30% dos juros e do imposto de selo nos encargos bancários dos empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, já pagou ou processou para pagamento um total de 784 candidaturas referentes à primeira fase do SAFIAGRI III, a que correspondeu um investimento de 113,7 ME e um apoio público de 1,3 milhões de euros.

Na primeira fase de candidaturas ao SAFIAGRI III foram apresentadas 826 candidaturas relativas a investimentos no setor, que totalizaram 123 milhões de euros e uma despesa pública de 1,4 milhões de euros.

Do total de candidaturas rececionadas, 95% estão pagas ou em processamento para pagamento (784 candidaturas), 3% foram reprovadas (24 candidaturas), enquanto as restantes 18 estão a aguardar elementos dos beneficiários e em análise.

Relativamente à segunda fase, a Direção Regional da Agricultura recebeu 769 candidaturas, relativas a empréstimos na ordem dos 120 milhões de euros de investimento realizados nas explorações agrícolas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*