Maia celebra a noite de pantas com doçaria carnavalesca

Uma Noite de Pantas com doçaria carnavalesca, organizada pela Casa do Povo da Maia, constitui a principal atração turística do Carnaval da Freguesia da Maia, a decorrer no Domingo Gordo, dia 11 de fevereiro de 2018, a partir das 20h00.

O programa inclui um Desfile de Pantas pelas ruas da Maia e posterior concentração na Rua da Boa Vista, onde será feita a Reconstituição Histórica desta tradição secular, seguida de Animação de Rua no Largo do Hospital da Maia com música, dança, ritmos e doçaria de Carnaval, nomeadamente malassadas, coscorões, sonhos, rosas do Egito, batata doce assada, etc.

As Pantas, fenómeno de Carnaval que perdura há séculos na Maia, traduzem-se no deambular de jovens pelas ruas da freguesia, à noite, cobertos com lençóis brancos, numa clara alusão à morte e aos defuntos, assustando quem passa. Crê-se que esta prática cultural, de pendor católico e profano, foi introduzida pelos primeiros habitantes, quiçá pela mão de Inês Maia, primeira aldeã que deu início ao povoamento da freguesia.

Pede-se à população local e aos visitantes que se vistam e se cubram de branco para que o ambiente festivo seja o mais próximo das tradições.

DL/CPM

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*