João Castro realça qualidade no sector dos lacticínios dos Açores

“É notável a evolução do sector dos lacticínios nos Açores, nos últimos anos”. A afirmação é do deputado socialista João Castro, na sequência de visita à Lactaçores, em Vila Franca de Xira, no âmbito do Grupo de Trabalho do Leite, da Assembleia da República, de que é relator.

O deputado do PS eleito pelo círculo dos Açores considerou “impressionante a mudança do sector dos lacticínios nos Açores, sobretudo considerando a recente crise”, com um percurso concretizado, reconfirmado nesta vista, face à “afirmação nos mercados existentes, bem como no desenvolvimento de novos posicionamentos, na inovação e internacionalização dos produtos comercializados”.

O complexo logístico de Vila Franca de Xira, enquanto unidade de armazenamento de última geração, está devidamente certificada, assegurando ao consumidor elevados níveis de qualidade, dentro dos exigentes parâmetros de segurança alimentar, que caracterizam os produtos dos Açores.

Tem uma capacidade instalada de nove milhões de litros de leite, e de mais de 1.000 toneladas de queijo, para 569 funcionários, dando resposta aos 1.113 produtores, das diferentes cooperativas associadas, sendo um bom exemplo da evolução verificada na cadeia de valor.

O crescimento do sector traduz um impacto significativo na economia dos Açores, com uma exportação média semanal na ordem dos 85 contentores, chegando mesmo a ter períodos do ano com utilização plena da capacidade de transporte marítimo instalada, sobretudo para o continente português, face às necessidades decorrentes do potencial produtivo.

O deputado do PS defendeu ainda, como resultado desta visita, o reforço de uma evolução positiva do preço do leite pago à produção que constará da proposta de relatório, do Grupo de Trabalho do Leite, na Assembleia da República.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*