Educação para a saúde vai concentrar atividade lionística em fevereiro

O Lions Clube de Lagoa (Açores) vai desenvolver, este mês de fevereiro, uma série de atividades integradas no seu programa Educação para a Saúde, com a participação dos seus companheiros e companheiras médicos.

De referir, em primeiro lugar, a realização de um rastreio de saúde, que vai ocorrer na Freguesia do Rosário e que compreenderá diversas especialidades médicas, nomeadamente, cardiovascular, diabetes, obesidade, cárie dentária e visão.

Este rastreio é uma iniciativa resultante do Processo de Excelência de Clube (CEP), realizado no Ano Lionístico de 2013-2014, que determinou uma programação lionística para quatro anos, onde se incluiu a realização de um rastreio  geral de saúde em todas as freguesias do Concelho de Lagoa e destinado à população em geral.

Este programa de rastreios iniciou-se em 2014, e terminará no próximo ano, na Freguesia de Santa Cruz. Nas três edições já realizadas foram feitos 257 despistes, tendo o Lions Clube de Lagoa (Açores) acompanhado alguns casos que mereceram, posteriormente, uma observação médica mais especializada.

No domínio da população escolar, a agenda lionística de fevereiro tem prevista a realização de várias ações de sensibilização, nas principais escolas da comunidade, nomeadamente, sobre os riscos da exposição solar, para estudantes até ao 10.º ano de escolaridade, sobre doenças sexualmente transmissí-veis, para alunos dos 11.º e 12.º anos, e sobre alimentação saudável para os estudantes em geral. Estes são temas que muito interessam à juventude e que representam, no seu sentido mais abrangente, motivos de prevenção importantes no quadro geral da saúde.

O Lions Clube de Lagoa (Açores) ao avançar para ações de sensibilização junto da população escolar está a cumprir um objetivo de cumplicidade com a comunidade onde está inserido, ao mesmo tempo que, atuando junto de um especifico público alvo, está a alertar para riscos que podem vir a ter consequências graves no futuro. Sensibilizando os jovens em idade escolar para os cuidados a ter com a saúde e para a importância da prevenção, o Lions Clube de Lagoa (Açores) cumpre com a sua tarefa voluntária de responsabilidade social.

DL/LCL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*