Certificação do Leite dos Açores é urgente

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, referiu que os Açores “estão a perder oportunidades comerciais por atraso na certificação do leite da Região”.

O social democrata falava no âmbito da visita do Grupo do leite, do qual é também o coordenador, à LactAçores, em Vila Franca de Xira, onde salientou que “é um facto que os produtos certificados estão a ganhar internacionalização. E a prova disso está no Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia (UE) e o Canadá, designado por CETA”.

António Ventura recordou que, em 2005, o PSD/Açores apresentou no Parlamento Regional “um Projeto de Resolução para a certificação de um conjunto de produtos açorianos, entre os quais o Leite dos Açores, uma iniciativa que mereceu a unanimidade de todos os partidos políticos”.

O social democrata defende que “interessa perceber que novos acordos multilaterais e bilaterais estão a ser negociados pela União Europeia, sendo que os produtos certificados (IGP, DOP e ETG) assumem especial posicionamento. Aliás, parecem até constituir o grupo de produtos agrícolas que começam a ser aceites por países terceiros ou blocos de países”.

O deputado do PSD/Açores insiste que a qualificação do Leite dos Açores “é uma medida que já deveria ter avançado. E apelo ao Governo Regional que não deixe para amanhã o que deve fazer hoje, iniciando urgentemente esse processo de certificação”, concluiu.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*