Vasco Cordeiro prossegue ronda de contactos com altos responsáveis políticos europeus

O Presidente do Governo dos Açores prosseguiu, em Bruxelas, a ronda de contactos com altos responsáveis políticos de instituições europeias, no sentido de os sensibilizar para a relevância da União Europeia manter, no próximo quadro plurianual de financiamento, o principal instrumento de investimento comunitário nas regiões.

Na sequência destes contactos institucionais e políticos, Vasco Cordeiro, que também preside à Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM), reuniu-se hoje com o primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans.

Neste encontro, o Presidente do Governo reiterou a importância para os Açores da manutenção de uma Política de Coesão forte após 2020, alegando que a Europa continua a necessitar deste instrumento, sobretudo, dotado dos meios suficientes para fazer face ao cumprimento dos seus objetivos.

No final de 2017, Vasco Cordeiro encontrou-se, também em Bruxelas, com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a quem manifestou esta preocupação relativamente ao futuro dos fundos comunitários para as regiões europeias, como os Açores.

Já esta semana, o Presidente do Governo teve oportunidade de se encontrar com o negociador-chefe da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier, assim como com o Presidente do Comité das Regiões, Karl-Heinz Lambert.

Na ocasião, Vasco Cordeiro subscreveu a Declaração “#CohesionAlliance”, que formalizou a adesão dos Açores a uma coligação de regiões e entidades europeias que reivindicam a existência de uma Política de Coesão forte e eficaz no orçamento comunitário no período após 2020.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*