Aumento do apoio do ProEnergia é exemplo de sucesso no incentivo à produção de energia a partir de fontes renováveis

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou o programa ProEnergia como “exemplo” de um sistema de incentivo à produção de energia a partir de fontes renováveis, salientando que, em 2017, se registou um aumento de cerca de 23% no montante apoiado face ao ano anterior.

Marta Guerreiro, que falava  no encerramento do 3.º Encontro com a Eficiência Energética, frisou que “é exatamente este modelo de resultados que pretendemos conseguir, caminhando para que os Açores sejam cada vez mais sustentáveis, também a partir de iniciativas privadas”.

O aumento das candidaturas registadas durante o ano de 2017 reflete as campanhas de sensibilização que a Direção Regional da Energia tem vindo a promover neste sentido, bem como o crescimento económico da Região.

Marta Guerreiro considerou que estes encontros têm um papel fundamental para a sensibilização, frisando “a importância de gerirmos da melhor forma os recursos que temos à nossa disponibilidade, com evidentes benefícios diretos para o meio ambiente e, claro, em última instância, para a sociedade”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional afirmou que, com a realização desta iniciativa, “foi possível ficar a conhecer os sistemas de incentivos disponíveis, num caminho que corresponda às reais necessidades dos Açorianos”, acrescentando que a sua divulgação permite “contribuir para a promoção da eficiência energética”.

Depois da realização de encontros que se dedicaram a temas como a eficiência energética na indústria, agricultura, florestas, pescas e nos edifícios públicos, este terceiro encontro marcou a continuidade de um conjunto de iniciativas que vão abordar ao longo deste ano as comunidades de energia, a mobilidade elétrica, o setor residencial e a iluminação pública.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*