Consultas de enfermagem nas unidades de saúde quadruplicaram em quatro anos

 

O Secretário Regional da Saúde destacou os sinais do trabalho desenvolvido pela enfermagem comunitária e o seu efeito multiplicador a médio e longo prazo.

Rui Luís, que falava na abertura do III Colóquio de Enfermagem Comunitária, salientou ainda o aumento das consultas aos utentes diabéticos e os resultados do Plano Regional de Vacinação, que atinge 99% de adesão.

O titular da pasta da Saúde enalteceu o desempenho do enfermeiro comunitário pelo papel de relevo no que se refere à educação em saúde e à prevenção da doença, quer se trate de uma ação dirigida ao indivíduo, à família ou à comunidade.

Rui Luís destacou, neste âmbito, a linha estratégica do Governo dos Açores, que inclui o Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável, que será alvo de consulta pública muito em breve, o Plano de Ação de Combate ao Tabagismo, bem como o Plano de Ação para a Redução dos Problemas ligados ao Consumo do Álcool, ambos a implementar ao longo deste ano.

No contexto da saúde escolar, o Secretário Regional destacou uma taxa de cobertura de 100% ao nível de escolas e alunos.

Rui Luís frisou ainda a importância dos indicadores para avaliar e aperfeiçoar medidas de ação, considerando que “a produção de indicadores é essencial para quantificar e qualificar os ganhos em saúde alcançados pelas populações”.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*