Arte história e emblemática da Lagoa preservada

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, assinou, no edifício dos Paços do Concelho, um acordo com o proprietário da Oficina de Ferreiro/Ferrador da Lagoa, Sr. João Benevides.

Este acordo consiste no aluguer da Oficina de Ferreiro/ Ferrador, um imóvel onde ainda é praticada uma atividade histórica, cénica e emblemática do concelho e onde são avocadas as tradições dos ferreiros / ferradores no trabalho de transformação do ferro.

Com este acordo o município dá continuidade à sua aposta no domínio da cultura, dando a conhecer não só uma atividade quase extinta, bem como, a oficina, os utensílios e o trabalho aí desenvolvidos, proporcionando aos visitantes o contacto direto com a riqueza, complexidade técnica e valor cultural dessa atividade histórica.

É de salientar que este acordo de cooperação firmado entre a autarquia e João Benevides, proprietário da oficina de Ferreiro/Ferrador, enquadra-se no projeto de criação do Museu da Lagoa, que pretende englobar os diversos núcleos museológicos de interesse cultural, existentes na Lagoa, quer sejam da própria autarquia, quer sejam privados, sob a coordenação programática de uma única instituição, nesse caso concreto, o Museu da Lagoa.

A oficina de Ferreiro-Ferrador passará a estar aberta ao público, de terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h00 e aos sábados, das 10h00 às13h30 e as visitas serão feitas pelo próprio artífice ou por familiares.

A Oficina de Ferreiro /Ferrador da Lagoa passa assim a estrutura visitável, onde serão colocados elementos interpretativos e de animação, referentes a esta atividade emblemática do concelho da Lagoa.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*