Governo dos Açores forma profissionais das casas de acolhimento em Educação Parental

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, promove, em Ponta Delgada, a sessão solene de entrega dos diplomas de participação no programa “Anos Incríveis” (Incredível Years) aos cuidadores das casas de acolhimento.

A Educação Parental em contexto de casas de acolhimento é dirigida a todos os profissionais, técnicos e auxiliares, que ali desenvolvam a sua atividade e tem como principal objetivo o constante aperfeiçoamento da ética do cuidado e da qualidade no acolhimento residencial.

Esta formação assenta em estratégias educativas positivas comuns que dignifiquem e promovam o desenvolvimento integral e a melhoria constante da relação entre os cuidadores de crianças e jovens em acolhimento e uma relação afetiva de tipo familiar.

Até agora, foram abrangidos pelos vários programas de Educação Parental um total de 135 cuidadores das casas de acolhimento e 116 crianças e jovens em condição de acolhimento residencial nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.

Esta iniciativa insere-se nas medidas de apoio à parentalidade positiva promovidas pelo Governo dos Açores e implementadas desde 2011.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*