Açores, Madeira e Canárias unidos na defesa do POSEI que responda aos desafios da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Tenerife, que os Açores, a Madeira e as Canárias estão unidos na defesa do POSEI que permita dar resposta aos desafios da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas.

Para João Ponte, que falava à margem do encontro de Ministros da Agricultura de Portugal, Espanha e França, em que participou integrado na comitiva portuguesa, o POSEI é “um programa extremamente importante” para as Regiões Ultraperiféricas ao nível do desenvolvimento socioeconómico regional, reiterando que deve merecer, por parte das autoridades comunitárias, um reforço da dotação financeira.

 

O governante salientou ainda que o orçamento do POSEI tem “um peso muito reduzido” no orçamento global da Política Agrícola Comum (PAC), daí que a defesa de um reforço de verbas do POSEI “não é uma utopia”, mas sim “uma convicção de que é possível”.

Neste encontro está também em análise a estratégia da PAC pós 2002 e a constituição de um grupo de cooperação relativo à banana europeia-.

A agenda deste evento, que  decorre durante o dia na sede da Presidência do Governo das Canárias, inclui, entre outros assuntos, uma reunião sobre o futuro da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas na União Europeia.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*