Governo Regional reforça a captação de água para as explorações agrícolas no concelho de Ponta Delgada

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, S.A, já iniciou os trabalhos de reforço da captação de água da Lagoa do Caldeirão Grande, na ilha de São Miguel, uma obra que deverá ficar concluída no início de 2018.

A obra consiste na construção de novas caixas e de um canal que vai permitir um aumento da taxa de captação, melhorando muito o nível de água na Lagoa do Caldeirão Grande.

Essa empreitada irá contribuir para o melhoramento do atual sistema integrado de abastecimento de água agrícola e assume uma significativa importância para a atividade agropecuária do concelho de Ponta Delgada, já que iá beneficiar muitas explorações agrícolas ao seu redor.

Segundo o executivo regional, a Lagoa do Caldeirão Grande, localizada próxima do Maciço das Sete Cidades, é utilizada como reservatório de água para abastecimento agrícola.

A IROA, S.A. vai continuar, em 2018, a apostar na construção de infraestruturas estruturantes para o abastecimento de água à agricultura, contribuindo, assim, para reforçar a competitividade da produção regional, através da redução de custos de exploração e também para a melhoria das condições de trabalho dos Agricultores.

A rede regional de abastecimento de água agrícola conta, no presente, com uma capacidade de armazenamento de 500.000 m3 e cerca de 500 quilómetros de condutas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*