Câmara da Lagoa congratula Gonçalo Rodrigues pelo alcance de estatuto de Atleta de Alta Competição

A Câmara Municipal congratula-se pelo facto do atleta do Clube Náutico de Lagoa, Gonçalo Rodrigues, já possuir o estatuto de atleta de alta competição. Tal como refere o Vice-presidente da autarquia, Ricardo Martins Mota, “este é um estatuto que dignifica o trabalho e a dedicação do atleta, mas, acima de tudo, prestigia e exalta o desporto náutico açoriano, bem como o clube que representa – o Clube Náutico de Lagoa.” Por outro lado, Ricardo Martins Mota salienta que, “o alcance destes patamares por parte de atletas serve de exemplo e estímulo para que outros possam trabalhar de forma dedicada e empenhada para que augurem atingir outro nível de competição.”

Refira-se que, o atleta já conquistou os títulos de bicampeão europeu e vice-campeão mundial de jet ski, esta época de 2017, tendo participado nestas competições pelo Clube Náutico de Lagoa, bem como representou a Lagoa na Copa Ibérica de Jet Ski, que decorreu em Cadiz, Espanha.

Gonçalo Rodrigues é natural de Ponta Delgada e tem 17 anos de idade, mas já possui um «curriculum vitæ» invejável, nomeadamente no que respeita à modalidade de Jet Ski. O próprio atleta reconhece que realizou um percurso digno de registo na referida modalidade desportiva e que lhe falta apenas o título de campeão do mundo, que segundo as suas palavras é o seu «sonho e objetivo».

Em 2011, Gonçalo Rodrigues conquistou o título de campeão local e de vice-campeão regional em jet ski. Em 2012, alcançou vários títulos e conquistas: campeão regional, o 1.º lugar na Taça de Portugal, o 3.º lugar no Campeonato Regional, o título de «Piloto Revelação» no Campeonato Europeu e renovou o título de campeão local. Em 2013, renovou, outra vez, o título de campeão local e conquistou o título de campeão regional. Conquistou, pela primeira vez, os títulos de campeão nacional, o 2.º lugar no campeonato europeu e o 1.º lugar do Troféu Yamaha. Já em 2014 e renovou os títulos de campeão local e campeão regional e sagra-secampeão europeu. Outros títulos, não menos importantes, foram também alcançados, designadamente: campeão nacional – juniores gp3; o 7.º lugar «Slalom» no Campeonato do Mundo; o 2.º lugar no Troféu Yamaha; o título de campeão nacional – Gp3 Seniores e o título de vice-campeão nacional – GPL.

Já em 2015, conquista os títulos de bicampeão europeu, vice-campeão do mundo – Ski Novice Lite, o 1.º lugar no campeonato que decorreu em Cadiz, Espanha.

Em 2016, o atleta micaelense continuou a somar títulos e conquistas: alcançou o título de vice-campeão nacional; o 1.º lugar na Prova de Cadiz, em Espanha; o 4.º lugar no campeonato do mundo e o 4.º lugar no campeonato da Europa.

Já no decurso deste ano e como já referido, o jovem participou em várias competições pelo Clube Náutico de Lagoa, nomeadamente no Campeonato da Europa de Jet Ski, que decorreu de 19 a 21 de maio; no Campeonato do Mundo que decorreu entre 2a 4 de junho, em Itália. Destaque ainda para a sua participação no Campeonato Nacional que decorreu em Marco de Canavezes entre os dias 17 e 18 de junho, bem como no Campeonato Nacional em Entre-os-Rios, no Porto, que decorreu no mesmo mês entre 23 a 25. No mês de julho, participou na Copa Ibérica, nos dias 8 e 9, em Amieira Marina / Portel. Já em setembro, Gonçalo Rodrigues participou na Taça de Portugal, que decorreu nos dias 9 e 10 e nos dias 16 e 17 particou na Copa ibérica de Jet Ski, em Cadiz, Espanha.

DL/CML

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*