Extensão dos Prémios de Mérito do Município ao Ensino Superior e ao Conservatório Regional e Ponta Delgada

O Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, anunciou, esta quarta feira, dia 20 de dezembro, que a Autarquia vai vai alargar os Prémios de Mérito Municipal ao Ensino Superior e ao Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, José Manuel Bolieiro falava precisamente na sessão de entrega dos Prémios de Mérito Municipal aos melhores alunos do 3º Ciclo e ensinos secundário e profissional, relativos ao ano letivo 2016/2017.

O Presidente entregou os Prémios de Mérito do Município aos melhores alunos do ensino não superior do concelho (ano letivo 2016/2017). Esta é a quarta edição da iniciativa da maior autarquia dos Açores que visa premiar o mérito e, assim, incentivar os alunos a prosseguirem os estudos.

Os alunos premiados foram Beatriz Moura Guimarães Soares Freitas (3º ciclo-Escola Secundária Domingos Rebelo), representada por Maria Manuela Miranda Flores e Gomes (recebeu 400 euros), e Margarida Senra Medeiros Pereira da Escola Secundária Antero de Quental, cujo prémio foi de 500 euros.
Ana Isabel Sousa Teves (Profissional), da Escola Secundária Domingos Rebelo, foi a terceira aluna a receber o Prémio de Mérito Municipal, no valor de 500 euros.

Iniciativa pioneira nos Açores, a opção da Autarquia surgiu pela necessidade de se distinguir e reconhecer publicamente os melhores de entre os melhores, em vários níveis de ensino.

Para o Autarca, esta iniciativa é um incentivo aos estudantes, mas também a todos os outros para que consigam chegar ao mérito, adiantando que a Câmara vai trabalhar no sentido de que, através da Vereadora que tutela a Educação, Maria José Lemos Duarte, se possa premiar o mérito dos alunos de cada uma das escolas do concelho de Ponta Delgada.

Felicitou alunos, pais e professores, destacando a boa relação entre o Município e a Comunidade Educativa de Ponta Delgada.
José Manuel Bolieiro disse, por outro lado, que as instituições políticas, sobretudo o Poder Local (pela proximidade), têm obrigação de trabalhar para a construção de um melhor sistema educativo, contribuindo para que, nos bancos da escola, já se comece a ter uma cidadania ativa e participativa.

“O Município de Ponta Delgada tem dado grandes passos em prol do sucesso no processo educativo do concelho, o que muito nos orgulha” – disse.
Destacou o orgulho pessoal e institucional pelo facto da Autarquia participar ativamente no sucesso do processo educativo do concelho, reafirmando a disponibilidade do executivo camarário para manter como uma das suas grandes prioridades a Educação.

Recordou que os Prémios de Mérito Municipal são mais uma iniciativa pioneira nos Açores, que a Câmara se orgulha de concretizar, mas também se referiu a outros projetos, como o protocolo assinado com a Universidade do Porto e que leva alunos do secundário a terem uma experiência única, o reforço das Bibliotecas Escolares, o Orçamento Participativo Escolar, sendo que este permite uma participação cívica e democrática dos alunos.
A Autarquia, adiantou, premeia o mérito no espírito de universalidade, sem excluir ninguém e distinguindo os melhores de entre os melhores do concelho.

Refira-se que, no final da sessão de entrega dos Prémios de Mérito Municipal, realizou-se um momento musical, com elementos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

DL/CMPD

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*