Novo tarifário de eletricidade disponível em 2018

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia, informa que, a partir de 2018, está disponível uma nova opção tarifária de eletricidade, possibilitando que os açorianos possam optar por um novo ciclo de contagem.

Segundo o executivo regional, esta introdução, através da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, resultou de um esforço do executivo açoriano, junto desta entidade, dando assim a hipótese, aos consumidores, de optarem pelo ciclo de contagem semanal.

O novo ciclo de contagem semanal, concebido para os clientes em Baixa Tensão Normal (BTN), na sua maioria consumidores de uso doméstico ou residencial, caracteriza-se por períodos horários em dias úteis (incluindo eventuais feriados), onde se mantém uma estrutura tri-horária compreendendo períodos de vazio, ponta e cheias, aos sábados com uma estrutura bi-horária onde predomina o período de vazio, com uma duração de 17 horas, e aos domingos com um estrutura simplificada, onde vigora a tarifa de vazio durante 24 horas.

Esta opção, que prevê o aumento das horas de vazio, isto é, onde se registam menores consumos e, consequentemente, a energia é mais barata, é mais uma oportunidade para que os consumidores adaptem o seu perfil, permitindo que a sua fatura da eletricidade seja mais reduzida.

Do ponto de vista do fornecimento de energia elétrica, a introdução de uma nova opção tarifária é benéfica na medida em que é capaz de influenciar uma correta gestão da procura, potenciando a integração de renováveis no sistema elétrico da Região.

Espera-se que a sua adesão, por uma parcela muito significativa dos clientes residenciais açorianos, possa resultar numa efetiva redução de custos do sistema elétrico da região, com impacto relevante na crescente independência energética face aos combustíveis fósseis, o que vai contribuir para uma evolução positiva dos Açores no setor, cimentando a posição do Governo Regional da matéria, promovendo a sustentabilidade nas suas vertentes económica, ambiental e social.

De referir ainda que, para clientes Baixa Tensão Especial (BTE) e Média Tensão (MT), a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos projeta implementar, num futuro próximo, um projeto-piloto com o objetivo de promover o aperfeiçoamento da estrutura tarifária existente, através da eventual introdução de um ciclo semanal para estes dois importantes segmentos de consumidores.

Recorde-se que, até agora, nos Açores, as únicas tarifas existentes (simples, bi-horária e tri-horária) diziam respeito ao ciclo de contagem diário, onde a tarifa de eletricidade é aplicada de igual forma a todos os dias da semana.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*