Francisco Coelho confiante que proposta do PS para criar Portal da Transparência vai merecer “consenso”

O projeto de resolução apresentado pelo Grupo Parlamentar do PS Açores a recomendar a criação do Portal da Transparência e Participação Cidadã, na página eletrónica da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, deverá merecer “consenso parlamentar”. A convicção foi expressa por Francisco Coelho, esta terça-feira, depois da reunião dos deputados da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, onde está a ser analisada a proposta socialista.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, os deputados dos Açores foram recebidos pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Jorge Lacão, que é também Coordenador do Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital – uma iniciativa nacional que, à semelhança da proposta do PS Açores, pretende “aumentar a transparência, o acesso à informação e o conhecimento”, adiantou Francisco Coelho.

O deputado do Grupo Parlamentar do PS Açores, que preside à Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, está confiante que os Partidos da Assembleia Legislativa dos Açores reconhecem a importância de se promover a transparência e a participação dos cidadãos. “A ideia passa por promover a participação dos cidadãos, com as suas sugestões e iniciativas nas matérias que regimentalmente lhes são permitidas” e, acrescentou Francisco Coelho, “aumentar a transparência, a informação e o conhecimento dos cidadãos sobre o parlamento e a sua atividade”.

“Aumentar a transparência é a melhor forma – e a forma mais democrática, mais eficaz e mais credível – de combater os populismos, através do conhecimento real e de uma informação acerca de toda a atividade parlamentar, inclusive do estatuto e da atividade dos deputados”, realçou também o deputado socialista.

Francisco Coelho salientou ainda que a reunião permitiu registar que “em algumas matérias também temos um trabalho feito, de forma autónoma e meritória – basta por exemplo lembrar que o nosso sítio da Assembleia já é um espaço tecnicamente amigável e que disponibiliza muita informação – sem prejuízo dos aperfeiçoamentos que queremos implementar”.

DL/GPPS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*