Protocolo com IAC trará maior dinâmica ao Parque Século XXI

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, declarou, esta terça-feira, dia 19 de dezembro, em Ponta Delgada, que o protocolo firmado entre o Executivo e o Instituto de Apoio à Criança – IAC, no âmbito da utilização do Parque Século XXI, permitirá trazer uma maior dinâmica àquele espaço verde na zona nobre da cidade, inserindo-se numa política de gestão integrada dos recursos da Região.

Segundo o executivo regional, em intervenção na cerimónia de assinatura do protocolo, que prevê que o IAC promova diversos eventos naquela localização, a Secretária denotou que esta é uma forma de dinamizar o Parque, ao mesmo tempo que se ocupam as crianças com atividades saudáveis.

“A formalização deste acordo é mais um exemplo do caminho procurado por este Governo, de conjugar esforços com instituições de índole privada, para assim atingir objetivos que permitam benefícios comuns a todos”, destacou Ana Cunha.

Relevando o trabalho efetuado pelo IAC ao longo das últimas duas décadas em prol das crianças, a Secretária frisou que o Parque Século XXI dispõe de todas as condições para ajudar a Instituição a prosseguir os seus objetivos.

“Recorde-se que falamos do primeiro espaço verde a ser inaugurado pelo Governo Regional em Ponta Delgada, uma obra que requereu muita coragem”, disse, aludindo ao investimento do Executivo num espaço verde de 12 mil quadrados, numa zona tão ambicionada para construção imobiliária, e disponibilizá-lo a todos os cidadãos, sem custos.

Considerando o Parque Século XXI como um lugar, “que melhora a cidade, que a qualifica e que é um motivo de satisfação para todos nós”, a Secretária relembrou que, aquando da inauguração deste espaço, sempre foi uma das intenções do Executivo que este lugar constituísse um estímulo para que outras entidades, públicas ou privadas, desenvolvam os seus empreendimentos.

“E é com esta intenção que formalizamos hoje este protocolo, esperando que estas atividades, dinamizadas pelo IAC, possam servir para que o Parque Século XXI seja um palco de experiências e memórias a perdurar, tanto para crianças como adultos”, salientou Ana Cunha.

O protocolo agora assinado prevê que o IAC promova diversas atividades no Parque Século XXI. Estas serão inseridas em eventos mensais, destinados a grupos escolares ou de instituições, tendo como objetivo principal a prevenção de comportamentos de risco, através de atividades lúdico pedagógicas, workshops, ateliers, ações de sensibilização e algumas exibições.

Haverá ainda espaço para os chamados eventos âncora, que incidirão em épocas festivas ou em momentos de comemoração que sejam simbólicos no âmbito da missão do IAC, assinalando datas como o Natal, Páscoa ou Dia Mundial do Desporto. Estes terão como principal alvo as famílias, embora se possam alargar à comunidade em geral.

“Estas atividades, mais do que a simples ocupação de tempo das crianças, trarão ainda benefícios às mesmas”, disse Ana Cunha, enumerando as vantagens destas atividades não só num desenvolvimento físico mais saudável para crianças e jovens, como também a nível psicológico, ajudando à autoconfiança, interação social e integração, a par de ajudar a prevenir comportamentos de risco.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*