Presépio do prior Evaristo Gouveia abre ao público no dia 25 de dezembro

Cumprindo a tradição que se repete ano após ano, o presépio do prior Evaristo Gouveia, instalado no Museu Municipal da Ribeira Grande, pode ser visitado na quadra natalícia, em especial no dia 25 de dezembro, dia em que muitas famílias do concelho da Ribeira Grande e da ilha de São Miguel aproveitam para ir ver o presépio movimentado.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o presépio apresenta-se renovado e será possível aos visitantes, à semelhança do verificado em anos anteriores, verem a parte de baixo do mesmo onde funciona toda a mecânica que coloca as peças em movimento.

Para além disso, os visitantes poderão aproveitar a visita ao Museu Municipal da Ribeira Grande para conhecer as restantes salas dedicadas aos ofícios de antigamente, nomeadamente o salão de barbeiro, sapataria, carpintaria ou tecelagem.

O presépio do prior Evaristo Gouveia pode ser visitado nos dias úteis entre as 9.00 e as 17.00 horas e nos dias 25, 26 e 30 de dezembro, 1, 6 e 7 de janeiro das 15.00 às 20.00 horas. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita. A visita será complementada com provas de licores e biscoitos caseiros, presença obrigatória nesta quadra.

O tradicional presépio movimentado do prior Evaristo Carreiro Gouveia constitui uma das grandes atrações natalícias da ilha de São Miguel. É uma criação de arte popular que terá tido o seu embrião com a chegada do prior à Ribeira Grande.

Para além do Museu Municipal da Ribeira Grande, também a Casa do Arcano estará aberta nos mesmos dias (com exceção ao dia 25), reforçando assim a Câmara da Ribeira Grande a oferta a quem visita o concelho nesta altura do ano. A opção de abrir os espaços culturais quando, por norma, estão fechados nesta altura do ano, traduz-se num incentivo da autarquia para que mais pessoas possam visitar a Ribeira Grande.

A criação deste pequeno roteiro pelos presépios em espaços públicos integra também a ermida do Senhor dos Passos e o presépio de rua da Ribeira Grande, instalado entre o Teatro Ribeiragrandense e os Paços do Concelho.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*