Autarquia da Lagoa inaugura 1ª fase do Núcleo Museológico do Presépio

A Câmara Municipal de Lagoa inaugura, na próxima sexta-feira, dia 22, a primeira fase do Núcleo Museológico do Presépio, no Convento dos  Franciscanos.

Nesta primeira fase, o público poderá visitar um presépio constituído por um acervo de peças concebidas por diversos bonecreiros locais. No conjunto, que é dominado pelo tema da Natividade, coexistem cenas que tradicionalmente integram o presépio, com outras identitárias da nossa cultura, como o culto do Espírito Santo, a procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e a dança da “chamarrita”, conjugadas com quadros contemporâneos. O presépio está montado sobre uma estrutura evocativa do Convento onde passará a estar exposto. A exposição ocupa uma das três salas onde, no princípio do próximo ano, será inaugurada a segunda fase, e que compreenderá o enquadramento histórico da arte bonecreira dedicada ao presépio, documentários sobre o tema, e uma área oficinal para o exercício de serviços educativos.  

Segundo uma nota enviada à nossa redação, a Câmara Municipal de Lagoa, com a abertura desta exposição, vem, deste modo, valorizar uma tradição do concelho de Lagoa conhecida também pela arte bonecreira, que nasceu a partir das cerâmicas existentes nesta localidade e que ainda subsiste através de alguns  bonecreiros. 

Por outro lado, e a contribuir para o enriquecimento desta tradição, a autarquia promove, pela 27ª vez, o concurso de presépios dirigido a particulares e a instituições do concelho de Lagoa e que contou, este ano, com a participação de cerca de 30 presépios a concurso, nas categorias de originais e tradicionais.  

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*