Rui Bettencourt participa no II Encontro de Investidores da Diáspora

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas participa, em representação do Presidente do Governo dos Açores, no II Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre em Viana do Castelo nos dias 15 e 16 de dezembro.

Rui Bettencourt, que nesta deslocação se faz acompanhar pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, e por Arnaldo Machado e Luis Leal da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), está presente na sessão de abertura do encontro, que tem lugar na sexta-feira às 9h30, na qual intervirão o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Segundo o executivo regional, já no sábado, às 14h30, o titular da pasta das Relações Externas profere uma intervenção no Painel “Outras realidades: Regiões, Autarquias, Cooperação Regional e Transfronteiriça”, em que também participam o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, o Secretário Regional da Educação do Governo Regional da Madeira, Jorge Carvalho e o representante da Junta da Galiza, Diretor do Instituto Galego de Promoción Económica-IGAPE, Juan Cividanes Roger, e que terá como moderador o jornalista Vitor Pinto.

Sob o lema ‘Conhecer para Investir’, este II Encontro conta com mais de três centenas de participantes, entre os quais se destacam empresários, câmaras do comércio, responsáveis municipais e agentes ligados aos investimentos e à internacionalização.

Este encontro pretende valorizar a importância económica da Diáspora e a dimensão estratégica do mercado global que representa, bem como proporcionar um ambiente favorável ao networking e à partilha de experiências, além da identificação de afinidades, conhecimento e lançamento de bases para futuras parcerias.

Constituído por cinco painéis, que enquadrarão políticas estratégicas setoriais e de transferência de conhecimentos essenciais aos investidores, nos mesmos serão abordadas temáticas como as oportunidades, instituições e instrumentos de apoio ao investimento ou a participação em rede, níveis e modelos de organização económica. Haverá ainda lugar a painéis de informação e divulgação, nos quais serão expressos e demonstrados projetos e propostas de diversas áreas e interesses.

Além dos diversos painéis e respetivos espaços de debate, haverá também mini stands de entidades promocionais, produtos locais e regionais, entre outros, nos quais os Açores também marcarão presença com um espaço onde estarão representados a Sociedade Empresarial para o Desenvolvimento dos Açores (SDEA) e a Direção Regional de Turismo, para dar a conhecer o arquipélago e os programas de incentivos e apoios existentes na Região.

O II Encontro de Investidores da Diáspora é organizado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que acolhe esta iniciativa que tem lugar no Forte de Santiago da Barra.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*