Lagoa recebeu 9ª Gala de Campeões de Patinagem Artística

O Pavilhão da Escola Secundária de Lagoa recebeu a 9ª Gala de Campeões de Patinagem Artística. Um evento organizado pela Associação de Patinagem de São Miguel, e que contou com o apoio do Clube de patinagem de Santa Cruz, Lagoa.

José Raimundo, presidente da Associação, diz que esta foi sem dúvida uma verdadeira Gala de Campeões. “Estão aqui os melhores atletas dos Açores, aqueles que ao longo da época se distinguiram a nível regional e até mesmo a nível nacional, a prova visa isso mesmo, homenagear esses atletas pela época que alcançaram e promover a modalidade”.

Este é um desporto que continua a crescer. José Raimundo, em declarações ao nosso jornal, recorda a recente alteração estatutária do nome da associação, que passou a denominar-se Associação de Patinagem de São Miguel, considerando que foi uma alteração estudada, a qual só vem trazer mais proveitos à modalidade e torna-la mais abrangente.

Por outro lado, reconhece que, atualmente, a patinagem em São Miguel tem crescido de ano para ano, principalmente a patinagem artística. “A nível Açores tem tido os seus altos e baixos no hóquei em patins e na patinagem de velocidade, mas no geral, está a dar os passos largos e os apoios que damos aos cubes pretende isso mesmo, reforçar e ajuda-los, por ser um desporto caro, e é preciso essa proximidade”.

Esta Gala de Campeões teve a colaboração do Clube de Patinagem de Santa Cruz – Lagoa (CPSC), e para António Augusto Borges, receber na Lagoa esta Gala, não deixa de ser um grande orgulho. 

Ao Jornal Diário da Lagoa o presidente do CPSC diz ser um grande prestígio receber este evento.

Quanto às espetativas para 2018, António Borges espera que o clube possa continuar a alcançar os resultados que tem tido e a cereja em cima do topo do bolo será a receção na Lagoa o Campeonato da Europa em Patinagem Artística, ainda mais no ano em que o clube celebra os seus 25 anos de existência.

“A vinda do Campeonato da Europa para a Lagoa será a compensação do grande trabalho deste clube. Somos uma referência e é isso que queremos continuar a ser, e receber este grande evento será uma grande compensação”, realçou.

Nesta entrevista António Augusto Borges admitiu ser um orgulho presidir este clube, e sendo um dos seus fundadores, nunca imaginou os patamares onde chegaram, sempre com alegrias e vitórias. “É um orgulho presidir este grande clube”.

Esta Gala de Campeões de Patinagem Artística voltou a ter como apresentadora Graça Moniz, mulher da rádio e da televisão que ao longo dos anos tem acompanhado a patinagem e em especial o Clube de Patinagem de Santa Cruz.

Em declarações ao nosso jornal, Graça Moniz admite diz ter uma grande paixão pela patinagem artística. “Desde criança acompanho as competições, adoro ver, fico sempre fascinada”.

A apresentadora acompanha o CPSC há muitos anos, tendo inclusive perdido a conta. Segundo referiu, “vi crescer muitos dos atletas, vi crescer o Geraldo, acompanhei o José Raimundo que hoje está noutras responsabilidades, e é uma alegria vê-los a tomar a responsabilidade, a assumirem cargos e partir para outros desafios”.

Graça Moniz admitiu ter um carinho especial pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz, “porque foi um clube que vi crescer. As competições, os festivais e as exibições fizeram parte da minha vida pessoal e profissional. Tudo se entrelaça. Já não sei onde acaba os dois porque há uma mistura e é quase uma família sempre que aqui me encontro”.

A apresentadora da Gala de Campeões diz torcer por todos e por aqueles que lutam, independente dos resultados. “A patinagem tem levado o nome da Lagoa e dos Açores bem longe e só pode ser um motivo de orgulho, de unidade, de motivação e de apoio da parte de todos”, realçou.

Participaram na Gala os 8 clubes de patinagem artística existentes na ilha de São Miguel (Clube de Patinagem de Santa Cruz, Clube Desportivo Escolar dos Ginetes, Clube de Patinagem Vila de Capelas, Clube de Patinagem de São Vicente Ferreira, Clube de Patinagem de São Pedro, Escola de patinagem de Ponta Delgada, Clube Patinagem Ribeiragrandense e Academia de Patinagem Artística dos Açores), tendo apresentado cada qual uma coreografia de grupo.

Nesta Gala de Campeões,  28 patinadores, os 1, 2 e 3ºs lugares do campeonato regional, nos diferentes escalões, presentearam o público com a sua performance.

A noite ficou igualmente marcada pela entrega, por parte da presidente da Câmara Municipal de Lagoa, ao atleta Daniel Moniz, que recentemente representou Portugal no Campeonato do Mundo, na China, um novo par de patins.

Nesta Gala de Campeões a Associação de Patinagem de São Miguel distinguiu igualmente o jornalista do ano, que em 2017 foi Nuno Martins Neves, jornalista do jornal Açoriano Oriental, um prémio este votado pelos Clubes que dinamizam a Patinagem Artística em São Miguel.

De destacar ainda que o evento teve também uma vertente solidária para com as vítimas dos incêndios que afetaram o país, onde todos puderam dar o seu contributo.

Foram angariados 350,00€, na qual a quantia foi contada na presença do Diretor do Jornal Diário da Lagoa, Norberto Silveira, por uma mãe de uma atleta do CPSC, Ana Furtado, e pelo Presidente da Associação de Patinagem de São Miguel, José Raimundo.

O montante angariado foi entregue por transferência bancária, na Conta Solidária de Apoio às vitimas dos incêndios que afetaram Portugal.

DL

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*