Otimização do consumo e utilização racional da energia são prioridades do Governo dos Açores

A Diretora Regional da Energia assegurou que “a otimização do consumo energético, aliada a uma utilização racional da energia, são prioridades para o Governo dos Açores”, que se materializam no protocolo celebrado hoje com a Agência para a Energia (ADENE).

Andreia Carreiro falava, em Lisboa, após a assinatura do acordo de colaboração com a ADENE, que visa a “promoção da eficiência energética” no arquipélago.

“A cooperação com a ADENE prevê objetivos concretos em termos de promoção da eficiência energética para a Região, que pretende uma alteração comportamental no uso da energia, reduzindo a fatura energética dos Açorianos”, frisou a Diretora Regional.

Para além da promoção da eficiência energética junto da população, Andreia Carreiro salientou que se pretende também “envolver diversos setores estratégicos e formar e qualificar recursos humanos nas áreas da eficiência energética e gestão de energia”.

Segundo o executivo regional, no acordo agora assinado está patente a promoção da adoção e divulgação da etiquetagem energética de produtos, a sensibilização para boas práticas, bem como a implementação de tecnologias eficientes no uso final da energia elétrica.

“Este é um acordo benéfico para a Região, na medida em que se constitui como uma forte ferramenta na execução dos projetos-piloto que o Governo dos Açores visionou para a área da energia, nomeadamente em matérias de eficiência energética, envolvendo o compromisso de entidades públicas e privadas”, afirmou Andreia Carreiro.

O acordo pode ser alargado a outras atividades que venham a ser identificadas por ambas as partes com vista à prossecução dos objetivos regionais de política energética, no quadro das prioridades essenciais de aumento da competitividade das empresas e do bem-estar dos cidadãos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*