Secretário Regional da Saúde anuncia iniciativas para promoção de hábitos de vida saudáveis

O Secretário Regional da Saúde afirmou, esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores pretende implementar no próximo ano um conjunto de programas e planos de prevenção e promoção de hábitos de vida saudáveis.

“O primeiro é o Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável, um programa estruturado para que, nos próximos anos, consigamos mudar algumas das estatísticas que existem nos Açores, nomeadamente ao nível da obesidade e do excesso de peso, e que, efetivamente, promova hábitos de vida saudáveis que diminuam algumas das doenças crónicas que temos nos Açores”, salientou Rui Luís.

Segundo o executivo regional, este programa foi uma das medidas apresentadas ao Conselho Regional de Saúde, que reuniu hoje pela segunda vez este ano para analisar documentos estratégicos neste setor, entre os quais o Plano de Ação para a Redução dos Problemas ligados ao Consumo do Álcool.

Rui Luís, em declarações à margem da reunião, sublinhou a importância de auscultar os parceiros do setor na definição das políticas a implementar na Região.

“Vamos querer ouvir os conselheiros no sentido de fazer um plano de formação único em que todas as entidades possam colaborar”, frisou, acrescentando que se pretende “fornecer um conjunto de formações que são necessárias para a realidade regional”.

O Relatório Intercalar de Avaliação do Plano Regional de Saúde, a humanização dos serviços de saúde e uma reflexão sobre o futuro da Política de Coesão no Pós 2020 foram outros dos temas em análise nesta reunião.

O Conselho Regional de Saúde é composto por 26 conselheiros, entre os quais representantes das ordens profissionais, dos sindicatos, das associações de utentes e consumidores, das Misericórdias e da Universidade dos Açores.

A este órgão consultivo, criado em 2010, compete fazer propostas e recomendações e emitir pareceres sobre questões relacionadas com a saúde e o combate às dependências, nomeadamente a aprovação de planos e programas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*