Ribeira Grande vai ter lar residencial para pessoas portadoras de deficiência

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, anunciou a intenção da autarquia em avançar com a criação de um lar residencial para pessoas com deficiência, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, revelação feita no decorrer do encontro que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

“Pretendemos ser um município cada vez mais inclusivo e, nesse sentido, estamos a estudar a possibilidade de ser cedido um terreno camarário para a construção de um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência. Este lar residencial pretende ser um espaço condigno para os utentes dos centros de atividades ocupacionais pernoitarem”, referiu.

Alexandre Gaudêncio realçou que esta “será uma forma de complementar o apoio que já é dado através do CAO da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, espaço que reúne cerca de quatro dezenas de utentes.”

Segundo uma nota enviada à nossa redação, na ocasião, o edil relembrou que a Câmara da Ribeira Grande vai alargar, a partir de 2018, a rede de CATL’s a crianças com necessidades educativas especiais, respondendo assim a uma lacuna identificada no concelho. “A abertura de uma sala de CATL para crianças com necessidades educativas especiais será uma realidade no próximo ano”, referiu o autarca.

O presidente da edilidade manifestou ainda o “orgulho e satisfação” pelo sucesso registado nas aulas de hipoterapia, sessões que têm contribuído para a evolução daqueles que as frequentam semanalmente, numa parceria entre a Câmara da Ribeira Grande e a Associação Equestre Micaelense.

Para além disso, Alexandre Gaudêncio reiterou a intenção da autarquia em continuar a incluir as pessoas portadoras de deficiência nos eventos que realiza, como são os casos do desfile de pais natal, corso carnavalesco, festa da flor, encontro inter-geracional ou no help-portrait.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*