“Seguros de colheitas disponíveis nos Açores no primeiro trimestre de 2018”

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que, no decurso do primeiro trimestre de 2018, os Açores vão passar a ter acesso a seguros de colheitas, colmatando uma lacuna há muito identificada, o que se traduzirá num instrumento importante para os agricultores.

“A informação que temos é que a Crédito Agrícola Seguros (do Grupo Caixa de Crédito Agrícola) está a negociar com a resseguradora este pacote de seguros de colheitas que serão aplicados na Região”, adiantou João Ponte, acrescentando que a expetativa do Governo Regional é que os primeiros contratos com os agricultores dos Açores possam ser assinados em março.

Segundo o executivo regional, estão a decorrer conversações com aquela instituição, que já disponibiliza este tipo de produto no continente e na Madeira, para a implementação de seguros de colheita pela primeira vez nos Açores, um dossiê que tem merecido a maior atenção do Governo Regional.

“A nossa expetativa é que até ao final do ano seja definido o preçário. Em janeiro e fevereiro, a CA Seguros vai desenvolver um simulador, por forma a que os agricultores possam calcular o custo do seguro”, afirmou João Ponte, acrescentando que serão feitas em todas as ilhas sessões de divulgação por técnicos da Direção Regional do Desenvolvimento Rural e da Crédito Agrícola Seguros.

De acordo com João Ponte, o âmbito de cobertura destes seguros de colheitas foi alargado, pois inicialmente cobria apenas estragos causados por chuvas e vento fortes, mas agora incluirá também granizo e fogos.

O Secretário Regional frisou que este assunto não avançou mais depressa, porque mais nenhuma seguradora mostrou interesse para disponibilizar seguros de colheita aos agricultores açorianos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*