Conferência sobre Turismo Sustentável promovida pelo Governo dos Açores tem mais de 300 participantes inscritos

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, promove, a 5 e 6 de dezembro, a realização da conferência “Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável”, que já conta com cerca de 300 participantes inscritos e a presença de especialistas regionais, nacionais e internacionais.

Esta conferência, que terá lugar no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, visa reforçar o posicionamento estratégico do destino Açores como turisticamente sustentável e resiliente, face aos desafios globais que se apresentam.

O evento, com inscrições já esgotadas, conta com a presença de vários oradores regionais, nacionais e internacionais, que vão abordar o posicionamento atual dos Açores e de Portugal no setor do turismo e partilhar as visões para o futuro, apresentando exemplos de destinos com práticas sustentáveis e os melhores casos de estudo ao nível da mobilidade, educação, alojamento ou operação turística, mas também de governação, certificação ou monitorização.

Num conceito diferente do que é habitual neste tipo de eventos, recorrendo a ‘speed networking’, com apresentações limitadas a sete minutos, haverá ainda a possibilidade de tomar contacto com variadas experiências de práticas sustentáveis.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e líder de várias iniciativas a nível global sobre turismo sustentável, Luigi Cabrini, o responsável pelo programa de Turismo na Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia, e coordenador de certificações da Earthcheck em diversos destinos, David Simmons, assim como Lorenzo Ocampo, responsável pela certificação da região de Huatulco, no México, serão alguns dos oradores presentes.

A conferência tem ainda a particularidade de ser um eco-evento, como exemplo de boas práticas, pelo que se realizará sob oito escolhas sustentáveis a nível operacional, garantindo um evento com zero emissões, nomeadamente medição e compensação de emissões, compras éticas, ‘paperless’, catering cuidado, zero embalagens, transportes coletivos e alojamentos sustentáveis.

A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e, ao abrigo das celebrações deste ano, decorrem vários eventos em todo o mundo que visam analisar, celebrar ou declarar compromissos nesta temática.

O Governo dos Açores associa-se a estas comemorações através desta iniciativa, que pretende aproveitar o valor mediático de 2017 para projetar a Região a nível internacional, em termos de desenvolvimento sustentável, criando reconhecimento pelo destino turístico.

Mais informações sobre a missão, os princípios do eco-evento, o programa e os oradores podem ser obtidas no endereço eletrónico http://azores2017sustainabletourism.azores.gov.pt/, através do qual também pode ser acompanhada a conferência em direto.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*