Associação Musical de Lagoa inaugura nova sede e homenageia o seu fundador

A Associação Musical de Lagoa (AML) tem, a partir de agora, uma nova sede, localizada no antigo edifício da Biblioteca Municipal, na rua Dr. Herculano Amorim Ferreira.

Na ocasião foi inaugurada uma exposição fotográfica com momentos marcantes dos 10 anos de existência desta instituição.

A cerimónia decorreu no dia 1 de dezembro, dia em que aproveitou, esta associação, para homenagear o fundador Norberto Ponte, que faleceu no início deste ano.

Um novo espaço que vem dar outras condições à Academia Musical onde estão inscritos, para este ano letivo, cerca de meia centena de alunos e uma dezena de docentes.

Numa altura em que a Associação Musical de Lagoa está a assinalar o seu 10º aniversário, aumentou igualmente o leque da oferta formativa, onde regressou a lecionação de instrumentos que haviam iniciado nos primeiros anos da academia.

Segundo a presidente da direção, a Associação tem um percurso de 10 anos, a funcionar provisoriamente em vários sítios, e que agora ganha um espaço que vem ao encontro das necessidades, embora haja ainda muita adaptação para fazer, nomeadamente ao nível da insonorização.

Ao Jornal Diário da Lagoa, Ermelinda Medeiros adiantou que há já uma dinâmica interessante na nova casa.

Aludindo ao facto da academia ter alunos de várias idades, a presidente da direção recorda que “a música não tem idade, e a academia tem valências que permitem seguir para o conservatório e quem quer apenas um curso livre. A música tem essa capacidade de agregar várias idades, várias línguas e vários interesses”, recordou.

Ermelinda Medeiros diz que existem muitos espaços ligados à música mas a academia tem a possibilidade de aliar a formação, canalizando para outras áreas.

Segundo referiu, o importante não é só formar músicos mas também formar públicos. “Fica sempre alguma coisa importante e é nesse sentido que nunca nos cansaremos de trabalhar”.

Atualmente a academia leciona várias classes de instrumentos, desde piano, precursão, canto, guitarra, violino, violoncelo, baixo, flauta, trompete, saxofone, acordeão, formação de iniciação musical e coro e, este ano, a classe com crianças dos 2 aos 5 anos.

Ermelinda Medeiros recorda que “uma das nossas premissas é criar condições para que todos possam ter acesso à música e só é possível com o apoio da autarquia e com a boa colaboração dos pais dos alunos”.

Em dia de inauguração da nova sede, a Associação Musical não deixou igualmente de homenagear o fundador Norberto Ponte, que faleceu este ano, com o descerramento de uma fotografia do mesmo, numa das salas do novo espaço.

Por outro lado, a cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, entidade proprietária do espaço, que destacou o facto de a autarquia continuar a promover a cultura e a dar condições para que as instituições possam realizar o seu trabalho.

Cristina Calisto recordou o facto do atual espaço, agora cedido à AML, era ocupado pelo CATL e houve a necessidade de troca entre as duas entidades, visto que a associação anteriormente estava na antiga escola primária, que reunia melhores condições para as crianças. “Foi uma transição que decorreu pela boa vontade de ambas as partes, em causa estava o bem-estar das crianças e adequar as condições a ambos, dai a mudança ter sido bem acolhida”.

A autarca afirma que a aposta na formação continua a ser importante no concelho. ”As filarmónicas e esta associação são o garante da continuidade de que os jovens têm formação, com oportunidades dentro do concelho, apostando numa carreia ou participação coletiva, a nível musical, dando à comunidade o que realmente são capazes de fazer”.

“Quando o grande dilema atual no concelho é a ocupação dos tempos livres dos jovens, após o fim do 1º ciclo, entendo que a academia é uma das portas que estes tem para se ocupar”, realçando a diversidade que existe no concelho na atividade desportiva, “mas quando saímos deste contexto e vamos para a área mais cultural e vocacional, a associação musical tem um papel muito importante no concelho”, disse.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*