Grupo PDL Saúde vai assinar protocolos com entidades parceiras

O Grupo PDL Saúde, que esteve reunido esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada, sob a presidência da Vereadora Maria José Lemos Duarte, que tutela a área social, decidiu avançar com a assinatura de protocolos com as várias entidades parceiras.

Criado em julho de 2014, este grupo foi criado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito da sua participação na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, à qual a autarquia aderiu em fevereiro de 2009.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o grande objetivo do “PDL-Saúde”, é debater e dinamizar ações com vista a sensibilizar a população do concelho, em particular os mais jovens, para questões tão importantes como a obesidade infantil, a gravidez na adolescência e a toxicodependência.

Na reunião desta semana, ficou decidido que, a partir de janeiro de 2018, o grupo de trabalho, que envolve várias entidades, como Polícia Municipal, PSP, Centro de Saúde de Ponta, Casa de Saúde de São Miguel, nutricionistas e enfermeiros, vai abordar, em várias ações de sensibilização, questões como a Prevenção Rodoviária, a alimentação saudável, a adictologia, o Bullying e a Segurança na Internet.

Estiveram presentes na referida reunião, presidida pela Vereadora Maria José Lemos Duarte, Policia Municipal (arquiteta Graça Matos), PSP – Escola Segura (Chefe Luís Teixeira), Centro de Saúde de PD (Diretor Clínico, Fontes e Sousa), as nutricionistas Dra. Sara Gaipo e Raquel Marinho, a Responsável pelo Grupo Saúde Escolar, enfermeira Susana Barbeitos e o Pedro Diogo e a Ana Rita Sousa, da Casa de Saúde São Miguel. Estiveram também presentes a Fátima Silva coordenadora da equipa PDL Saúde e Margarida Pais, chefe da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Recorde-se que qualquer plano de trabalho que venha a sair das reuniões do “PDL-Saúde” será sempre delineado em parceria com a Direção Regional da Saúde e com a Direção Regional da Educação.

Todos os projetos que venham a surgir do “PDL-Saúde” devem ter sempre como prioridade o bem-estar das pessoas e a promoção de hábitos de vida saudável.

O “PDL-Saúde” pode despertar para a promoção de encontros sobre questões pertinentes relacionadas com a área da Saúde, até porque é um grupo composto por pessoas com elevado reconhecimento social e credibilidade.

DL/CMPD

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*