Cristina Calisto foi eleita presidente da AMRAA

A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios dos Açores – AMRAA, reuniu esta terça-feira, dia 28 de novembro, para tomada de posse dos seus membros e eleição do Conselho de Administração e respetivo Presidente, bem como para eleição da Mesa de Assembleia Intermunicipal.

Na referida reunião Cristina Calisto, Presidente da Câmara da Lagoa, foi eleita presidente do Conselho de Administração da AMRAA, por unanimidade dos votos dos autarcas presentes.

A autarca lagoense destacou-se nas últimas eleições autárquicas do mês de outubro, obtendo uma expressiva maioria de cerca de 70% dos votos dos lagoenses, sendo reconhecida pelos demais autarcas como a figura indicada para defender o Poder Local açoriano nos próximos quatro anos. Acompanham a autarca da Lagoa no órgão executivo da AMRAA Tibério Dinis (Praia da Vitória), Luís Maciel (Lajes das Flores), Ricardo Rodrigues (Vila Franca do Campo) e José Soares (Madalena).

Como presidente da Assembleia Intermunicipal foi eleito José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta.

Falando após a tomada de posse, Cristina Calisto afirma que “honrará o voto de confiança que lhe foi atribuído pelos demais autarcas e que fará o possível para defender e afirmar o Poder Local dos Açores nos próximos anos”.

A nova Presidente da AMRAA afirmou ainda que existem dossiers nos quais trabalhará com mais rigor e dedicação, tentando criar canais de comunicação entre a AMRAA, o Governo Regional do Açores e os órgãos de soberania, no sentido de assegurar um diálogo contínuo que permita viabilizar da melhor forma as “pretensões e ambições” dos municípios açorianos. Disse ainda que, no plano europeu e internacional, no que respeita a projetos e participação em organismos europeus, como a Confederação de Municípios Ultraperiféricos, privilegiará uma aproximação aos parceiros e às instituições, de modo a que os municípios açorianos possam ter também uma palavra a dizer no que concerne à formatação futura do financiamento comunitário.

Informou ainda que reunirá de imediato o órgão executivo da AMRAA, de modo a operacionalizar linhas de atuação para os próximos 4 anos e anunciou, desde logo, que já marcou reunião com o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a fim de encontrar uma resolução definitiva para o assunto da devolução do valor de participação variável no IRS, relativo aos anos de 2009 e 2010, ainda em dívida para com os municípios dos Açores.

DL/AMRAA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*