Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas destaca a fotografia na programação de dezembro

A fotografia estará em destaque no mês de dezembro na programação do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em São Miguel.

Segundo o executivo regional, ao longo de todo o mês, estará patente a exposição “A Depressão na Objetiva de um Fotógrafo”, da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA), que apresenta 20 fotografias da autoria de 10 fotógrafos.

Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, o Arquipélago e o jornal Açoriano Oriental acolhem a Formação Modular Conceito CAPhoto Formação / #7anos, desenvolvida pela formadora e fotógrafa profissional Ana Jesus Ribeiro, que conta com a colaboração do 37.25 Núcleo de Artes Performativas e CAPhoto – Rede de Profissionais.

A 4 de dezembro, a RTP/Açores inaugura, por ocasião da instalação conjunta da rádio e televisão num edifício único, “As Grafias Imagéticas de Um Arquivo”, uma intervenção gráfica de Júlia Garcia, cujo projeto, que surgiu de uma parceria entre a RTP e o Arquipélago, foi desenvolvido em Residência Artística neste centro de artes e propõe um olhar que remete para o imaginário da RTP por via de uma evolução gráfica através das imagens de arquivo, permitindo, consequentemente, uma leitura imagética do edifício.

A 7 de dezembro, pelas 21h30, será estreado o filme “Açores, Uma Jornada de Sonho”, produzido pelo Ballet Teatro Paz – Companhia de Dança Contemporânea, no qual o arquipélago é visto pelo olhar da coreógrafa Milagres Paz através da dança contemporânea.

O Serviço Educativo desenvolve em dezembro duas visitas-oficina dedicadas a famílias, a partir da exposição “O Risível Enigma da Vida Normal”.

Assim, a 9 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se a iniciativa “Piadas a Girar, Piadas a Gerar”, com base na obra “The Gottenbur Gag-Master”, de Olav Westphan, e a 16 de dezembro, pelas 15h00, decorre a atividade “Procura-se!”, tendo por base a obra de Richard Hughes.

O Serviço Educativo promove també,, de 19 a 22 de dezembro, entre as 10h00 e as 17h00, a atividade “Presentes de Natal”, na qual os participantes, com idades entre os 6 e os 10 anos, terão a oportunidade de desenvolver exercícios de expressão corporal e de trabalhar técnicas assentes em algumas tradições locais, em paralelo com a Coleção do Centro de Artes Contemporâneas.

O resultado destas oficinas resultará em pequenos presentes de Natal.

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas está aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*