“Orçamento Participativo continua a melhorar a qualidade de vida das pessoas”

A construção de um parque infantil adaptado e ginásio ao ar livre (Conceição/Ribeira Seca), a recuperação/adaptação de uma habitação para serviços diversos de apoio à população (São Brás) e a construção de sanitários públicos (Conceição) são as propostas vencedoras da terceira edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara da Ribeira Grande.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, a sessão pública de apresentação das propostas mais votadas teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença dos promotores das mesmas que, na ocasião, receberam os respetivos diplomas de participação.

O presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, presidiu à cerimónia e destacou que o Orçamento Participativo é, cada vez mais, “uma ferramenta útil e necessária para que os munícipes possam ter voz ativa no que respeita à melhoria da qualidade de vida no concelho, oferecendo-lhes a oportunidade de participarem nos projetos a desenvolver.”

Alexandre Gaudêncio realçou também a perspetiva social das propostas vencedoras. “Se a proposta vencedora incide sobre a construção de um parque infantil adaptado a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, a que ficou em segundo lugar remete-nos para um conjunto de serviços que podem ser prestados à população.”

Qualquer uma das três propostas mais votadas apresenta um orçamento de 70 mil euros, o que perfaz o total previsto para o Orçamento Participativo, ou seja, 210 mil euros anuais, montante inscrito no orçamento camarário para 2018.

À semelhança dos anos anteriores, as freguesias mais pequenas continuam a ter forte expressão no Orçamento Participativo. Este ano foi a vez de São Brás ter uma proposta vencedora, o que reflete “a capacidade dos proponentes em fazerem passar a mensagem relativamente à importância do projeto que defendem”, realçou Alexandre Gaudêncio.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*