Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências prepara parceria com a Associação Abraço

A Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências anunciou a formalização de uma parceria com a Associação Abraço, que apoia pessoas com VIH/SIDA.

“Tendo a Abraço um longo caminho de prevenção e promoção da saúde, é de todo o interesse estabelecermos uma parceria no âmbito da sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis, direitos sexuais e de género, nos eixos da prevenção, rastreios, formação e planeamento”, afirmou Suzete Frias, no final de uma reunião com o presidente da associação, Gonçalo Lobo.

Segundo uma nota do executivo regional, a Abraço desenvolve atualmente projetos orientados para os rastreios e campanhas de prevenção, tendo a Diretora Regional salientado que, “aumentando os rastreios, estamos a promover a saúde pública, porque, diagnosticando e mantendo estas pessoas no tratamento, estamos também a prevenir que se reinfetem e infetem outros”.

Nos últimos anos registou-se nos Açores uma alteração nas vias de transmissão, sendo predominante a via sexual, de acordo com dados da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

A Associação Abraço, constituída em junho de 1992, tem por missão apoiar pessoas infetadas pelo VIH/SIDA, através de acompanhamento psicossocial e do combate à exclusão social, familiar e profissional.

Além do apoio a pessoas seropositivas, esta associação dá formação e auxílio a trabalhadores e técnicos de saúde envolvidos com o VIH e promove campanhas de prevenção da infeção, dirigidas à população em geral.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*