Conselho do Governo extraordinário reúne segunda-feira com Emprego na agenda

O Conselho do Governo reúne esta segunda-feira, com vista à adoção de novas medidas para reforçar a criação de emprego nos Açores.

Este Conselho do Governo extraordinário, vai ser dedicado, segundo Vasco Cordeiro, à análise de um conjunto de medidas que incorporem o novo ciclo que se está a verificar na economia regional, através do reforço da ação do Executivo nas áreas das remunerações e da precariedade laboral.

Esta reunião do Executivo açoriano decorre numa altura em que a taxa de desemprego nos Açores, no terceiro trimestre deste ano, se situou nos 8,2 por cento – abaixo da média nacional -, sendo a mais baixa desde o primeiro trimestre de 2011 na Região.

Segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, paralelamente à redução sustentada do desemprego, verifica-se um aumento significativo da população empregada – mais de 112 mil Açorianos -, assim como um crescimento da população ativa.

Para o Presidente do Governo, estes dados constituem, sobretudo, um incentivo para o trabalho que ainda é preciso desenvolver nesta área específica, tendo em conta que ainda existem Açorianos que necessitam de uma resposta a nível laboral.

Recorde-se que, apenas há cerca de três anos, no primeiro trimestre de 2014, a taxa de desemprego nos Açores estava nos 18 por cento, sendo atualmente menos de metade do que a verificada nessa altura.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*