Nonagon recebe XVI Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas dos Açores

O auditório da Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, situado na Cidade de Lagoa, recebe, esta sexta-feira, dia 17 de novembro, o XVI Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas dos Açores.

Maria Manuela de Almeida Lima, Presidente da BAD Açores, refere que esta é uma das várias iniciativas que a Associação tem levado a cabo ao longo do ano, referindo que “as iniciativas desenvolvidas pela Delegação Regional dos Açores da BAD durante o ano em curso decorrem do plano de atividades aprovado para 2017, e enquadram-se na missão da Associação, que é a de promover políticas adequadas e melhores práticas no âmbito da gestão da informação, tendo por objetivos fomentar a investigação naquele domínio, promover o aperfeiçoamento técnico dos seus associados, intervir nas áreas relativas ao planeamento, implementação e reorganização de sistemas de informação e documentação e ainda defender o direito à informação”.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o Encontro Regional assume particular destaque, sobretudo este ano que contará com a presença de Maria Alexandra Veríssimo M. Silva Lourenço, Presidente do Conselho Diretivo Nacional da BAD. Manuela Lima afirma que “naturalmente que a iniciativa que no ano em curso merece maior destaque é o XVI Encontro Regional da BAD, Açores, subordinado ao tema “Bibliotecas, Arquivos e Museus; que percursos?”.

Este Encontro pretende enquadrar as principais questões e problemáticas que estão hoje na ordem do dia, numa época marcada pelo impacto de um conjunto de mudanças sociais e tecnológicas com reflexo significativo nos serviços prestados pelas Bibliotecas e Arquivos”, acrescentando que “neste evento, serão abordadas matérias relacionadas com as políticas, os instrumentos e os procedimentos geradores de mudança, ao mesmo tempo se irão perspetivar os percursos a delinear para o futuro.

Os trabalhos decorrerão ao longo de todo o dia, com painéis subordinados a diversas temáticas, envolvendo reputados palestrantes de renome a nível nacional e regional, que irão analisar as diversas questões em debate.

Quanto a projetos para o futuro a responsável pela delegação açoriana da BAD explica que “para além da realização no próximo ano de mais um encontro regional, a Delegação Regional dos Açores da BAD, continuará a prestar uma especial atenção à formação direcionada para os profissionais da área, pretendendo desenvolver neste domínio diversas ações de formação, nomeadamente em cooperação com o CEFAPA-Centro de Formação da Administração Pública dos Açores. Por outro lado, a Delegação Regional dos Açores da BAD, pretende desenvolver em 2018 iniciativas de cooperação com diversas entidades, assim como a dinamização de parcerias relativamente a eventos relacionados com a área das ciências da informação e da documentação”, a mesma salienta, ainda que “no próximo ano, a Delegação Regional dos Açores da BAD estará disponível para prestar apoio técnico a consultadoria na área do tratamento e gestão da informação, mediante a celebração de protocolos de cooperação com as entidades que manifestem interesse nesse sentido”.

O XVI Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas tem início marcado para as 8:45 de amanhã no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel.

DL/Silvergrey

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*