Casa dos Açores no Algarve realiza IX Semana Cultural

A Casa dos Açores no Algarve vai realizar, entre 19 e 25 de novembro, a Semana Cultural. Trata-se de uma iniciativa que já vai para a sua 9ª edição.

No primeiro dia desta Semana Cultural decorrerá a Eucaristia solene em Louvor do Divino Espírito Santo com Coroação, Bênção e distribuição do Bodo de Leite.

No dia seguinte, segunda-feira, dia 20, decorrerá a sessão solene de abertura, onde falará o presidente da Casa dos Açores no Algarve, Ruben Santos, natural da ilha do Faial. Sessão na qual decorrerá uma palestra do Dr. Marco António Gonçalves Lopes, Diretor do Museu Municipal de Faro, e que irá falar sobre “Um casamento fugaz entre um farense e uma açoriana no século XVIII. A bigamia aos olhos da Inquisição”.

Na terça-feira, dia 21, terá lugar a palestra “Os Açores e Lusofonia”, pelo Coronel Eduardo Brito Coelho, Antigo Professor Efetivo na Academia da Força Aérea.

No dia 22, terá lugar a palestra “A influência da (i)migração açoriana de meados do século XVIII no processo histórico de formação sócio-espacial da Ilha de Santa Catarina no Sul do Brasil, pelo Professor Desidério Batista, da Universidade do Algarve.

Na quinta-feira será exibido o documentário “Capelinhos 60 Anos Depois”, uma produção da Direção Regional do Ambiente, com realização de Paulo Henrique, assinalando os 60 anos (1957-2017) da erupção vulcânica da ilha do Faial que moldou a história recente do Arquipélago dos Açores.

Na sexta-feira, dia 24, decorrerá o concerto de encerramento da exposição de Pintura Barroca de Sevilha e do Algarve, com o Grupo Contágio Barroco, as Sonatas de Johann Ernst Galliard.

O último dia da IX Semana Cultural, será desenvolvido o tema “A importância do ambiente marinho na cultura popular do povo açoriano, com destaque para a música”, com atuação musical Duo Anticiclone, Henrique Matos (Bandolim) e João Ornelas (Violão).

DL/CAA

Categorias: Comunidades, Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*