Dia Mundial dos Pobres é assinalado pela primeira vez no domingo

Assinala-se este domingo, dia 19 de novembro, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Pobres, decretado pelo Papa Francisco no ano passado, no final do Ano Santo da Misericórdia. Um dia que vai pautar-se pelo desenvolvimento de várias iniciativas diocesanas e da igreja em geral.

A criação do Dia Mundial dos Pobres foi decisão anunciada por Francisco na conclusão do Jubileu da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016).

O Papa explicou na altura que vê nesta nova celebração a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”.

Na sua mensagem para a celebração de 2017, Francisco criticou a “riqueza descarada” de uma minoria de “privilegiados” que agrava os níveis de pobreza, a nível mundial.

A figura escolhida como “testemunha da pobreza genuína” é São Francisco de Assis, que fundou a Ordem dos Frades Menores (franciscanos) em 1209.

Quem pretender colaborar para este dia, poderá deixar os bens que assim entender, nas respetivas Igrejas, por forma a ajudar no combate à pobreza nas suas freguesias.

DL/IA/ fotos(c)pixabay

Categorias: Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*