João Castro destaca aposta do Governo na agricultura e florestas

João Azevedo Castro, coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, saudou o ministro da Agricultura por apostar na dinamização do potencial económico da agricultura, no desenvolvimento rural e coesão territorial, e na gestão florestal sustentável, tendo em vista a eficácia dos resultados, a eficiência em termos de custos e a equidade no que respeita à discriminação positiva para as zonas desfavorecidas.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, durante a audição do governante no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, o deputado realçou a continuação do esforço desenvolvido com a internacionalização do setor, e a importância do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, recordando que Portugal é o terceiro país de entre os 28 estados-membros com maior taxa de execução do PDR.

“De ressalvar o investimento estratégico na investigação e inovação agrária, sem esquecer a necessidade de recursos humanos especializados e qualificados também nas áreas rurais”, afirmou.

Segundo o parlamentar eleito pelo círculo dos Açores, é igualmente importante “o desenvolvimento do Programa Nacional de Regadio, incluindo a reabilitação e a expansão de perímetros de rega, nomeadamente na área do Alqueva, que hoje sai reforçado com o anúncio de mais 50 mil hectares”.

João Azevedo Castro alertou para “a cada vez maior frequência com que somos fustigados por condições climatéricas extremas”, que implicam o estudo da aplicação das medidas mais eficazes.

O socialista congratulou-se também com o anúncio do ministro Capoulas Santos da criação de uma empresa pública para a gestão da floresta, num “ano atípico e trágico em matéria de incêndios florestais”.

João Azevedo Castro sublinhou que a aposta do Governo na agricultura foi, “aliás, reconhecido hoje pelo PSD, que deixou uma nota positiva sobre as perspetivas de investimentos expressas no Orçamento”, um reconhecimento que o Partido Socialista regista.

DL/GPPS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*