Plano Regional para as Alterações Climáticas em conferência final

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove quinta-feira, 16 de novembro, a realização da conferência final sobre o PRAC – Plano Regional para as Alterações Climáticas.

Segundo o executivo regional, esta conferência, que terá lugar no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, visa assinalar a conclusão dos trabalhos de elaboração do PRAC, bem como do respetivo relatório ambiental.

O encontro abordará várias temáticas, designadamente os cenários climáticos para os Açores, a vulnerabilidade, impactos e medidas de adaptação, os cenários de emissões e oportunidades de mitigação, o inventário regional de emissões de gases de efeito de estufa e a avaliação ambiental estratégica.

A elaboração do PRAC, que se encontra na fase final, contou com a colaboração de um consórcio liderado pela empresa CAOS e que incluiu especialistas das universidades de Lisboa e dos Açores, do Instituto Superior Técnico e do CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, estando a avaliação ambiental estratégica a cargo da Simbiente Açores.

O PRAC constitui-se como um plano setorial de ordenamento do território e apresenta elevada relevância estratégica para diversos setores da sociedade e da economia regionais.

No âmbito da sua implementação será possível quantificar e minimizar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), reduzir a vulnerabilidade e exposição aos riscos climáticos, aumentar a resistência a eventos meteorológicos extremos e melhorar a capacidade de resposta em situação de emergência, contribuindo para a coesão territorial da Região e para o reforço da segurança e proteção das populações.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*