Açores realizam IX Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional

O organiza esta segunda-feira, dia 13 de novembro, em Angra do Heroísmo, e terça-feira, 14 de novembro, em Ponta Delgada, as IX Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional.

Segundo o executivo regional, participam nestas jornadas as autoridades integrantes do Sistema Estatístico Nacional, designadamente o Instituto Nacional de Estatística, o Banco de Portugal e a Direção Regional de Estatística da Madeira, assim como o ISTAC, das Canárias, parceiro do SREA em projetos europeus.

Este ano, a iniciativa tem como tema principal as estatísticas dos transportes e comunicações, pelo que os encontros contam também com uma apresentação de João Cadete Matos, presidente da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações.

O SREA tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, contribuindo para a cidadania e para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento.

É com este espírito e tendo presente a necessidade e a importância da cooperação, nacional e internacional, entre as autoridades produtoras de estatística que a Região realiza estas jornadas.

Durante dois dias pretende-se promover a partilha e o confronto de diferentes realidades e experiências, e fazer uma reflexão e debate sobre a produção e difusão de estatísticas de âmbito regional, considerada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia como a pedra angular do sistema estatístico europeu.

As jornadas decorrem, em Angra do Heroísmo, na sede do SREA, na rua da Rocha, e, em Ponta Delgada, na sede da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, ao Largo do Colégio.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*