São Miguel recebe Campeonato da Europa em 2018

Entre 30 de agosto e 9 de setembro cerca de 300 atletas, de 17 países, vão estar em São Miguel a disputar o Campeonato da Europa de Patinagem Artística.

A nata da patinagem a nível europeu e mundial marcará presença nesta prova, caso de Itália, França, Espanha, Alemanha, ou até mesmo a Eslovénia. Segundo o presidente da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, “são uma série de ingredientes importantes para a modalidade mas também para a atração turística que os Açores terão pela Europa fora”.

José Raimundo considera que é sem dúvida um marco importante na modalidade, “não é todos os dias que temos um Campeonato da Europa, e a Associação está a trabalhar com afinco para garantir a nível logístico e financeiro o suporte da prova para que se possa concretizar este sonho”.

Para já, a APPD vai reunir com as autarquias de Lagoa, Ponta Delgada e Ribeira Grande por forma a acertar pormenores, e definir a localidade que possa ajudar financeiramente, para que se consiga suportar o valor dum campeonato destes.

A prova tem um custo de cerca de 52 mil euros para a associação organizadora. “São 10 mil e quinhentos euros de custo da prova, o restante será em alojamento e estadia da Seleção Portuguesa o Comité de vários países da Europa, juízes e calculadores, durante 11 dias na ilha. Os restantes atletas e seleções são responsáveis pela sua alimentação e estadia, o que sem dúvida terá um retorno enorme para a economia local”.

Em termos logísticos é um desafio enorme. “A Associação gosta de organizar as suas provas com primor, e uma prova como esta merece a melhor organização. Não é todos os dias que se organiza este tipo de prova, por isso não podemos falhar, e estamos a trabalhar ao pormenor para que se consiga reunir as condições todas para que seja uma prova de excelência e reconhecida pela europa fora”.

Quanto à prova em si, e da prestação da Seleção Portuguesa, José Raimundo espera o melhor resultado possível e que possam ser chamados atletas açorianos. “Esta seria a cereja no topo do bolo, um brinde enorme para a modalidade e para a região”.

Recorde-se que o atleta do Clube de Patinagem de Santa Cruz, Daniel Moniz, representou Portugal no Campeonato do Mundo que decorreu recentemente na China, tendo ficado no top 10 mundial.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*