Diretor Regional das Comunidades visita comunidade açoriana nas Bermudas

O Diretor Regional das Comunidades inicia, esta terça-feira, dia 14 de novembro, uma deslocação de três dias às Bermudas, durante a qual terá reuniões com diversas organizações e manterá contactos com a comunidade açoriana residente naquele arquipélago.

No primeiro dia desta visita, Paulo Teves terá um encontro com a Direção da Casa dos Açores da Bermuda, criada em 2015 por um grupo de Açorianos e que integra desde 2016 o Conselho Mundial das Casas dos Açores.

No dia 15, o Diretor Regional manterá encontros com diversos departamentos do Governo das Bermudas, nomeadamente com o Ministro da Administração Interna, Walton Brown, que tem competências na área da Imigração, e com a Diretora do Departamento da Cultura, Heather Whalen, que integra o Ministério do Desenvolvimento Social e do Desporto, cujo ministro é o lusodescendente Zane DeSilva.

Ainda neste dia, Paulo Teves visita a Escola Portuguesa da Bermuda, que ministra vários níveis de ensino e que é anualmente apoiada pelo Governo dos Açores, terminando o dia com um encontro com o Clube Vasco da Gama, parceiro da Direção Regional das Comunidades há vários anos.

Esta associação, fundada em 1935, tem como missão preservar e divulgar a cultura e a língua portuguesas na Bermuda, sendo responsável pela Escola Portuguesa e também pela realização de iniciativas que promovem o convívio entre a comunidade portuguesa residente nesse arquipélago.

No último dia desta deslocação, Paulo Teves terá um encontro com a nova Direção do Bermuda National Gallery, que já promoveu diversos eventos culturais relacionados com os Açores.

A presença açoriana nas ilhas Bermudas, território ultramarino britânico situado no Atlântico Norte descoberto no início do século XVI pelo navegador espanhol Juan Bermúdez, data de 1849.

Estima-se que cerca de 20 a 25% da população seja de origem portuguesa, na sua maioria oriunda da Região Autónoma dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*