Governo dos Açores investiu mais de 75 mil euros em 2017 no reequipamento informático das escolas

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, na Lagoa, que o Governo dos Açores investiu este ano mais de 75 mil euros no reequipamento informático das escolas do arquipélago.

Avelino Meneses, que falava, na Lagoa, no II Encontro de Professores de Informática, adiantou que a Secretaria Regional vai prosseguir a estratégia de dotar as escolas com equipamento informático, transformando-o numa ferramenta “tão vulgar como o papel e o lápis”.

A disponibilização de equipamentos informáticos em 2017 abrangeu, segundo o titular da pasta da Educação, as escolas básicas e secundárias de Santa Maria, das Flores, do Corvo e do Topo, em S. Jorge.

Para Avelino Meneses, num mundo digital “a tecnologia deve fazer parte do nosso quotidiano”, mas frisou que essa tecnologia é “somente” uma parte da solução, um “complemento” da ação educativa no ensino do “pensamento crítico e na difusão e valores”, que constituem as “incumbências supremas” de todas as escolas.

Para o Secretário Regional, acima de tudo, a utilização das novas tecnologias tem de ser um “instrumento” do ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar, iniciado no ano letivo 2015-2016.

Avelino Meneses desafiou os participantes neste encontro para que, nesta altura em que é “demasiado forte” a tendência de “tudo fazer como sempre se fez e até como se aprendeu”, sejam nos seus locais de trabalho “formadores oficiosos” dos restantes colegas.

O II Encontro de Professores de Informática teve como objetivo proporcionar momentos de partilha de práticas e de projetos na área de informática educacional e também refletir sobre o ensino da informática nos seus diferentes domínios nas escolas dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*