Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove formação modular “Conceito CAPhoto Formação/#7anos”

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e em parceria com o jornal Açoriano Oriental, acolhe, a 1, 2 e 3 de dezembro, a formação modular “Conceito CAPhoto Formação/#7anos”, desenvolvida pela fotógrafa profissional Ana Jesus Ribeiro, com a colaboração do 37.25 Núcleo de Artes Performativas e CAPhoto – Rede de Profissionais.

O projeto “CAPhoto Formação”, que nasceu há cerca de sete anos, materializa e proporciona um conceito de formação inovador na área da fotografia digital, sendo desenvolvido em tempo real e ‘in loco’, nas mesmas condições de captação de imagem efetuadas por profissionais.

Segundo o executivo regional, a formação é de natureza prática e abrange várias vertentes, desde a fotografia de espetáculo à fotografia de desporto, ao fotojornalismo, à fotografia de paisagem, ‘street photography’ e à fotografia minimalista.

O projeto integra ainda o módulo “Escape & Review”, através do qual se aplicam práticas de fotografia de arquitetura, associadas ao movimento, sessões temáticas, entre outras, incluindo a edição de imagem.

A formação visa a aquisição de conhecimentos técnicos pelos formandos, assim como o desenvolvimento de competências técnicas relacionadas com a fotografia digital nas mais diversas vertentes, com predominância para o fotojornalismo, a imagem “no terreno”, pretendendo também conferir competências no âmbito do tratamento e edição de imagem na ótica do utilizador.

No final, os formandos recebem um certificado e terão a possibilidade de ver publicados os seus melhores trabalhos no jornal Açoriano Oriental e nas plataformas oficiais do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Esta formação está aberta ao público em geral, desde o nível de iniciação ao profissional, podendo ser obtidas mais informações sobre o valor das inscrições e os módulos da formação através do email caphoto.formacao.geral@gmail.com ou caphoto.formacao.azores@gmail.com, do endereço eletrónico arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt e na página oficial da CAPhoto Formação.

As inscrições encontram-se abertas até ao final do mês de novembro.

Ana Jesus Ribeiro foi colaboradora fotojornalista no Jornal de Notícias, Diário de Notícias e é fotógrafa freelancer de profissão há 18 anos, diplomada pelo Instituto Português de Fotografia (IPF), do Porto, sendo também a criadora do projeto conceito CAPhoto Formação.

A formadora Cátia Machado possui certificado em Fotografia Digital pelo Instituto Português da Fotografia (IPF), é colaboradora técnica pelos projetos CAPhoto nas diversas competências e é formadora em edição de imagem (Adobe Lightroom).

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*