Município de Ponta Delgada assina protocolo com Associação Bandeira Azul da Europa para avançar com programa Eco-Escolas

O Município de Ponta Delgada e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) acaba reconhecer a importam de assinar um protocolo de parceria, através do qual as duas entidades se comprometem a implantar e desenvolver do Programa Eco-Escolas no concelho.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, nos termos da parceria, considerada fundamental ao desenvolvimento integral do Protocolo nas escolas inscritas, a Autarquia compromete-se a reconhecer a importância do desenvolvimento do “Eco-Escolas” nos estabelecimentos de ensino que fazem parte deste programa.

Além isso, apoiar, dentro das possibilidades do Município, as iniciativas que escolas se propõem desenvolver, nomeadamente através da participação no Conselho Eco-Eco-Escolas.

A Autarquia deverá pagar o valor de inscrição de cada escola no já referido programa que tem, desde 2012/2013, o valor único de 70 euros. Valor que inclui todo o ano letivo e se refere à comparticipação da taxa a pagar à Foundation for Environmental Education (FEE) internacional por cada Eco-Escola inscrita, produção e distribuição e envio de materiais, possibilidade de participação nos sub-projetos, formação creditada e não creditada, apoio técnico-pedagógico e comunicação, além dos custos inerentes à atribuição do Galardão: produção das bandeiras e certificados, organização do Dia Bandeiras Verdes, entre outras.

Já a Associação Bandeira Azul da Europa vai atribuir ao Município o acesso com login, à plataforma Eco-Escolas em https://ecoescolas.abae.pt/plataforma para consulta de toda de toda a documento das suas escolas (fichas e acompanhamento, relatórios de candidatura ao galardão, ações, entre outras.

A ABAE vai, ainda, privilegiar o desenvolvimento de ações com as autarquias parcerias e colaborar ou participar com o Município parceiro na realização de ações ou eventos de educação ambiental para a sustentabilidade promovidos pela Câmara e que evolvam as escolas.

A mesma associação vai acompanhar, em termos de formação e informação, todas as escolas inscritas no “Eco-Escolas”, além de listar no site ABAE/Eco-Escolas (https://ecoescolas.abae.pt) todas as autarquias parceiras com linking para a respetiva página municipal.

A ABAE vai, por outro lado, incluir página pública online de cada escola do concelho, mencionando a parceria do Município na implementação do programa, bem como uma breve descrição do concelho.

Fará, ainda, constar, nos certificados “Eco-Escolas”, entregues a cada escola galardoada, a declaração do apoio do Município. Todas as escolas dos concelhos com os quais se estabelece parceria terão o seu certificado respetivo, chancelado pela respetiva Autarquia, entre outras ações.

DL/CMPD

 

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*