Lagoa acolhe mais uma edição do Azores Challenge Trail Run

No próximo sábado, o concelho de Lagoa vai acolher o Azores Challenge Trail Run, uma prova que se realiza nos trilhos pedestres do concelho e que conta, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal. Esta iniciativa desportiva iniciar-se-à a partir do polidesportivo de Água de Pau, estando previsto o início da partida na Lagoa de Fogo, terminando nesta freguesia.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, está prevista a participação de cerca de 650 pessoas, na sua maioria, advindas de Portugal Continental. Serão, assim, organizadas três provas: a Ultra Trail, com início às 8h00 num percurso de 48 km, com a participação de 165 pessoas que iniciarão e terminarão a dita prova em Água de Pau; a prova Trail com um percurso mais pequeno de 23 km, que terá início às 9h30 a partir da Lagoa do Fogo, terminando em Água de Pau e que contará com a participação de 365 pessoas e, por fim, a prova Mini Trail que assenta numa caminhada, com início previsto pelas 10h30 na freguesia de Água de Pau, finalizando-se o percurso também nesta freguesia. Esta prova tem um percurso de 10 km e contará com a participação de 128 pessoas.

Refira-se que, este evento desportivo está integrado no Projeto Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a que também a Lagoa se encontra associada, com o propósito de promover o bem-estar físico e psíquico e que vem na linha orientadora da politica estratégica implementada no sector do desporto, no sentido de orientar visitantes e cidadãos para novas modalidades que contribuam para o seu bem-estar e para a sua ocupação de tempos livres e, ao mesmo tempo, que visa captar a atenção de visitantes ao concelho de Lagoa, principalmente público jovem, colocando, novamente, o concelho no cartaz desportivo e juvenil da Ilha Verde. Por outro lado e neste caso concreto, esta é também uma iniciativa que promove, em simultâneo, o melhor que o concelho tem em matéria de património ambiental, nomeadamente a vertente montanhosa do concelho de Lagoa – Pico da Barrosa, Remédios e Serra de Água de Pau- que é, uma vez mais, o palco de uma manifestação desportiva local, a qual tem recebido provas diversas, como seja BTT, Downhill, Trail Run, Ciclismo, escalada e passeios pedestres na Janela do Inferno.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*