Câmara da Lagoa associa-se à Campanha SOS Cagarro

Esta segunda-feira, pelas 20h00, a Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL e em colaboração com o Parque Natural de Ilha de S. Miguel, irá realizar uma vigília noturna, denominada por Brigada Noturna, no âmbito do programa SOS Cagarro.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o ponto de encontro será no edifício dos Paços do Concelho, pelas 20h00, onde terá lugar um pequeno briefing, ministrada por um técnico do Parque Natural de Ilha sobre como lidar com um cagarro, servindo de orientação aos participantes que se associarão à iniciativa. 

O percurso abrangerá o Porto dos Carneiros, passando pelo Complexo Municipal de Piscinas e terá como ponto final o Edifício dos Paços do Concelho, o mesmo local onde se iniciará o percurso.

Recorde-se que, a Campanha SOS Cagarro, organizada pelo Governo Regional, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar e com o apoio da Direção Regional do Ambiente, decorre durante os meses de outubro e novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo oceânico, e está organizada em duas vertentes: a de educação ambiental e a de conservação da natureza. A decorrer desde 1995, esta campanha tem como principal objetivo envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade. Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias, sendo, deste modo, estas campanhas anuais algo muito salutar para o meio-ambiente regional, nomeadamente no que concerne à proteção do cagarro, de modo a se promover a esta espécie melhores condições de vida e de reprodução, promovendo-se, igualmente, a integridade natural do meio-ambiente do arquipélago dos Açores, que certamente é um dos mais belos do mundo.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*