Jornada Anterianas assinalam 175.º aniversário do nascimento de Antero de Quental

As Jornadas Anterianas “Antero Hoje”, que assinalam o 175.º aniversário do nascimento de Antero de Quental, vão decorrer a 7 e 8 de novembro, numa iniciativa da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo o executivo regional, as jornadas, que terão lugar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, contam com a participação de oito conferencistas, todos especialistas em temas relacionados com Antero.

António Machado Pires, Urbano Bettencourt, Ana Cristina Gil e Magda Carvalho, da Universidade dos Açores, são os conferencistas dos Açores, a que se juntam Eduardo Lourenço, Ana Maria Almeida Martins, Luiz Fagundes Duarte e Guilherme d’Oliveira Martins, do continente português.

O objetivo das jornadas é assinalar o 175.º aniversário do nascimento do maior poeta açoriano, estando prevista a publicação em livro do resultado destas conferências e reflexões.

Associada a estas jornadas, estará patente a partir de 6 de novembro uma exposição organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada subordinada ao tema “Antero de Quental – 1842-1891″.

Esta mostra inclui três núcleos, sendo um intitulado “Bruno Tavares Carreiro: biógrafo”, outro é dedicado ao tema “A construção da intelectualidade; as suas leituras” e o terceiro sobre “João Faria e Maia: um grande amigo”.

A exposição apresenta documentos originais do acervo de Bruno Tavares Carreiro e de João Faria e Maia, assim como da livraria de Antero de Quental, além de materiais iconográficos, nomeadamente um busto, os sapatos de Antero e algumas particularidades que estão guardadas em cofre.

Os visitantes poderão ainda ver alguns exemplares de bibliografia passiva, maioritariamente escrita pelos intervenientes no colóquio, além de livros de e sobre Antero de Quental, disponíveis para empréstimo domiciliário.

No dia 8 de novembro, pelas 9h30, realiza-se na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, uma sessão de poesia intitulada “Chá com Antero”, na qual serão recitados poemas do escritor por alunos e ex-alunos deste estabelecimento de ensino.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*