“Visitas de trabalho a outras RUP valorizam os Açores”

Terminou, esta sexta-feira, dia 3 de novembro, uma visita da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu a Guadalupe, uma Região Ultraperiférica francesa. O eurodeputado, Ricardo Serrão Santos, integrou a comitiva na qualidade de coordenador dos socialistas europeus naquela Comissão. Em declarações aos órgãos de comunicação social, à margem dos encontros de trabalho, o deputado açoriano relembrou que “esta iniciativa assume particular significado uma vez que no decurso deste mandato esta é a terceira deslocação da Comissão a uma RUP, depois de já termos visitado os Açores e a Madeira”, ocorre no contexto da Conferência de Presidentes das RUP na Guiana Francesa onde a comunicação da Comissão Europeia corporiza diversas propostas do Parlamento Europeu para as RUP. Para o eurodeputado “esta visitas têm permitido, por um lado, aprofundar o conhecimento acerca da realidade dos assuntos do mar nas regiões ultraperiféricas, que são responsáveis por parte significativa do território marítimo europeu, e por outro, valorizar o papel que estas regiões assumem no quadro da União europeia, pois projectam a Europa no mundo”. Serrão Santos afirmou ainda que “o trabalho que os deputados oriundos das RUP têm desenvolvido no Parlamento Europeu, e junto da Comissão, onde merecem destaque os relatórios acerca da “gestão das pescas nas RUP” e “sobre o artigo 349.º do Tratado de Funcionamento”, tal como as reuniões regulares que temos mantido com o Comissário Vella, responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, têm permitido tornar mais efectiva a diferenciação positiva, com ganhos para as nossas regiões”.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o programa da visita contemplou um conjunto de encontros de trabalho com o governo regional de Guadalupe, com pescadores, empreendedores e com organizações não governamentais assim como visitas a portos e a instalações de aquicultura. Os eurodeputados tiveram oportunidade de conhecer os últimos desenvolvimentos do projecto ORFISH, uma iniciativa, coordenada por Guadalupe da qual são parceiros a Federação de Pescas dos Açores, a Direção Regional das Pescas dos Açores e a empresa SeaExpert, sedeada no Faial, e que tem como objetivo manter e diversificar a atividade da pesca artesanal evitando a pressão sobre os recursos costeiros, através da troca de conhecimento e inovação tecnológica entre as Regiões Ultraperiféricas da União Europeia. A próxima reunião deste projecto decorrerá na Ilha do Faial nos Açores.

A terminar o eurodeputado que fez um balanço bastante positivo da visita reafirmou que “a participação dos eurodeputados oriundos das RUP nestas visitas de trabalho intensificam a cooperação e valorizam cada uma destas regiões”.

DL/GDPE

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*