Visita permitiu ao Presidente da República aprofundar conhecimento de matérias importantes para os Açorianos

O Presidente do Governo afirmou que a visita do Presidente da República aos Açores, que hoje terminou na ilha de São Miguel, permitiu que Marcelo Rebelo de Sousa aprofundasse o seu conhecimento sobre matérias que são de grande importância para os Açorianos e para a consolidação do novo ciclo que se vive na Região.

“Fazemos votos que o senhor Presidente da República leve da Região Autónoma dos Açores o aprofundamento do conhecimento que já tinha da nossa realidade, em relação a matérias que são importantes para os Açores e para os Açorianos”, salientou Vasco Cordeiro, na freguesia das Sete Cidades, última paragem de Marcelo Rebelo de Sousa nesta visita à Região.

No âmbito destas matérias, o Presidente do Governo apontou os “desafios que queremos vencer em áreas como a educação ou as políticas sociais, assim como o desenvolvimento económico, em que se destaca este trabalho que estamos a fazer de lançar os alicerces para um novo ciclo em termos da economia, reforçando as componentes da inovação e do conhecimento, como tivemos oportunidade de ver na ilha de Santa Maria”.

Este é um trabalho que está a ser desenvolvido “ao mesmo tempo que continuamos a definir políticas para realizar, ao máximo, o potencial que acreditamos que os setores mais tradicionais também encerram para o desenvolvimento da nossa Região”, destacou o Presidente do Governo.

No balanço da visita feito aos jornalistas, Vasco Cordeiro considerou que, também em relação àquelas matérias que, sendo nacionais, dizem de forma particular respeito à Região, “contamos com a atenção e o conhecimento do senhor Presidente da República para nos ajudar e para ajudar o país neste trajeto”.

Nesse sentido, o Presidente do Governo apontou o caso do desafio muito concreto, na multiplicidade de vertentes que apresenta, não apenas da atual situação relativa à base das Lajes, mas, sobretudo, do potencial que este domínio ainda encerra de criação de benefícios para o país e, em particular, para os Açores.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que um dos últimos pontos desta visita de Marcelo Rebelo de Sousa foi uma reunião do Conselho Regional de Concertação Estratégica, um momento que serviu para os diversos parceiros sociais transmitirem, de forma muito clara, o sentir que a sociedade açoriana tem quanto a estes desafios e a este novo ciclo que se está a iniciar nos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*